Fala Vets, tudo bem?

Nesse artigo iremos abordar os princípios que um bom cirurgião ou cirurgiã seguem, independentemente de sua especialidade. Vocês os conhecem? São os Princípios de Halsted!!

 

Princípios de Halsted

Imagem de William Stewart Halsted, médico cirurgião. Pai da Cirurgia Moderna.

Imagem de William Stewart Halsted, médico cirurgião americano, considerado o Pai da Cirurgia Moderna. Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/William_Stewart_Halsted#/media/File:William_Stewart_Halsted.jpg

Técnica Asséptica Estrita

Para esse primeiro conceito, devem-se compreender as diferentes formas de esterilização dos materiais utilizados durante o procedimento cirúrgico, além dos preparos da equipe cirúrgica e do paciente. Caso esses cuidados não sejam realizados, há uma maior chance do paciente desenvolver uma complicação, como infecção e sepse, podendo evoluir para óbito.

Como estão sendo realizados os preparos de materiais, da sua equipe e do seu paciente?

 

Manipulação Tecidual Gentil

Já para o segundo, é fundamental que conheçam os instrumentos cirúrgicos e para quê eles servem. Ainda, faz-se necessário o desenvolvimento de habilidades manuais, as quais são aprimoradas durante o treinamento e a prática. Uma manipulação maior ou inadequada, além de aumentar as chances de complicação, geram uma maior resposta inflamatória e, com isso, uma maior morbidade.

Você sabe utilizar todos os materiais que tem à disposição? Como está sua habilidade cirúrgica?

 

Hemostasia Meticulosa

A hemostasia pode ser alcançada de diversas maneiras, desde a utilização de processos mecânicos até substâncias químicas. E, sempre que possível, ao se identificar um vaso, deve-se primeiro realizar a hemostasia antes da secção do mesmo. Uma hemorragia tem como principais consequências graves a hipovolemia e a hipóxia.

Você sabe quais fatores influenciam na hemostasia? Sua ligadura está sendo realizada da forma correta?

 

Preservação do Suprimento Sanguíneo

Para a preservação do suprimento sanguíneo, é necessário que se conheça a anatomia do tecido em que se trabalha. Um órgão com sua vascularização preservada é um órgão mais viável e com menor risco de necrose, já que possui oxigênio e nutrientes em concentrações adequadas.

Como estão seus conhecimentos anatômicos?

 

Obliteração do Espaço-Morto

Já em relação ao espaço-morto, é fundamental o desenvolvimento de habilidades manuais e o conhecimento de técnicas de suturas. A presença de espaço-morto gera o acúmulo de seroma, o qual pode se tornar uma fonte de nutrientes para bactérias, além de aumentar a tensão local.

Você já viu seroma? Sabe como tratá-lo e evitá-lo?

 

Aposição Adequada dos Planos Teciduais

Quanto ao penúltimo princípio, deve-se conhecer os diferentes tipos de padrões de suturas, como confeccioná-los e quando utilizá-los. A escolha ou realização inadequada pode ter consequências catastróficas, como o comprometimento de seu procedimento cirúrgico. Por exemplo, utilização de padrões invaginantes ou evaginantes em intestino delgado de cães e gatos.

Você sabe o que é um padrão de aposição, invaginante e evaginante? Quando devemos utilizá-los?

 

Manter o Mínimo de Tensão Tecidual

Por fim, para se manter o mínimo de tensão tecidual, devem-se conhecer técnicas de relaxamento tecidual, opções de próteses e tratamento de feridas. Um tecido com muita tensão está susceptível a sofrer isquemia, autotraumatismo e deiscência.

Você conhece algumas opções? Saberia lidar com essa situação?

 

Resumo

  • Técnica asséptica estrita;
  • Manipulação tecidual gentil;
  • Hemostasia meticulosa;
  • Preservação do suprimento sanguíneo;
  • Obliteração do espaço-morto;
  • Aposição adequada dos planos teciduais;
  • Manter o mínimo de tensão tecidual.

 

Agora chegou a hora de testar o seu conhecimento sobre os princípios de Halsted. Clique aqui e participe de nosso quiz (ele não tem caráter avaliativo, serve apenas para que você fixe ainda mais o aprendizado).

E aí Vets, vocês já sabiam desses princípios? Tendo eles como base e os seguindo, seu sucesso cirúrgico está praticamente garantido! Que tal vir treinar e participar de nossos cursos para fixar ainda mais esses conceitos? Confira aqui!

Então é isso, compartilhem esse artigo com seus amigos e colegas, comentem e deixem sugestões do que vocês gostariam que abordássemos ;).

 

Surgery4Vets

“Você no Centro”

 

Livros recomendados

Atlas de Anatomia do Cão

Atlas de Anatomia do Gato

Semiologia Veterinária (Feitosa)

Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária (Spinosa)

Cirurgia de Pequenos Animais (Fossum)

Veterinary Surgery: Small Animals (Johnston & Tobias)

Tratado de Ortopedia (Minto e Luis Gustavo)

Medicina Interna de Pequenos Animais (Nelson & Couto)

Veterinary Internal Medicine (Ettinger)

Casos de Rotina (Crivellenti)

 

Curso de Cirurgia para Veterinários

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Entre para nossa lista vip e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Whatsapp 11 96433-8558    Email contato@surgery4vets.com.br    Localização Rua Frei Gaspar, 687 - Mooca - São Paulo - SP
Whatsapp 11 96433-8558

Email contato@surgery4vets.com.br

Localização Rua Frei Gaspar, 687 - Mooca - São Paulo - SP