Fala Vets, tudo bem? 

Nesse artigo iremos abordar a história da Medicina Veterinária, vocês a conhecem? Se não, vamos descobrir juntos? 

 

História da Medicina Veterinária

 

Relação Homem X Animal

A primeira relação estabelecida entre o homem e os animais foi unicamente de caçador e caça. Porém, por volta de 8000 anos a.C., iniciou-se o processo de domesticação de cães e 4000 anos a.C. a do gado, sendo essa época chamada de Período Pastoral.
O processo de domesticação ocorreu com a captura, alimentação e cuidados com os animais selvagens que conviviam no mesmo hábitat dos homens. Grande parte deles era utilizada como uma fonte valiosa de alimentação, o que permitiu o início da criação de povoados. Já a outra parte foi treinada para auxiliar os homens em caçada, pastoreio e pesca, além de outras funções auxiliares ao trabalho.
Assim, os cães tiveram como atribuições iniciais o auxílio a caçadas, proteção contra outros animais selvagens, pastoreio e, em algumas sociedades, comida. Já os gatos foram utilizados no controle de roedores, os quais consumiam os produtos oriundos da agricultura. Com isso, ambos possuíram papel fundamental no desenvolvimento da sociedade.

 

“Veterinarius”

O primeiro registro da prática veterinária (métodos de diagnóstico, tratamento e prognóstico) foi feito no Papiro de Kahoun, de cerca de 4000 anos a.C. e descoberto no Egito em 1890. Outros documentos igualmente importantes são os Códigos de Eshn Unna (1900 anos a.C.) e de Hammurabi (1700 anos a.C.), ambos da Babilônia, os quais citavam as atribuições e a remuneração dos “médicos dos animais”.
Já a palavra “veterinária” possui origem romana, tendo o significado de medicina aplicada a cavalos militares (veterano), o que mais tarde foi ampliada para outros animais, com a ars veterinaria sendo a medicina de animais. Por isso, Apsyrtus de Constantinopla, nascido por volta dos anos 300, pode ser considerado o pai da Medicina Veterinária Ocidental, devido à grande contribuição que teve para HIPPIATRIKA, um compilado por diversos autores sobre a criação dos animais e suas doenças. Outra figura de destaque foi Aristóteles (384-322 anos a.C.), o qual investigou as diferenças e similaridades anatômicas entre espécies, sendo considerado o avô da medicina comparativa.

 

A Primeira Escola

A primeira escola de Medicina Veterinária foi criada em 1761, com a liderança de Claude Bourgelat em Lyon, na França. Também na França, em Paris, surgiu a segunda escola em 1766, a École Nationale Vétérinaire d’Alfort, novamente fundada por Claude Bourgelat e que permanece ativa até hoje.
Outras escolas surgiram em seguida: na Áustria em 1768, na Itália em 1769, na Dinamarca em 1773, na Suécia em 1775, na Alemanha em 1778, na Hungria em 1781, na Inglaterra em 1791 e na Espanha em 1792, somando 19 escolas de Medicina Veterinária em toda Europa ao final do século XVIII.
Já no Brasil, as primeiras escolas foram criadas no Rio de Janeiro no século XX: a Escola de Veterinária do Exército em 1914 (atualmente fechada) e a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária em 1913 (atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).

 

09 de Setembro – Dia do Médico Veterinário

Foi em 09 de Setembro de 1933 que o Decreto nº 23.133, que primeiro regulamentou a Medicina Veterinária no Brasil, tomou forma. Por mais de trinta anos ele estabeleceu as condições e os campos de atuação para o médico veterinário, sendo um grande marco para a profissão. Por isso, a data de 09 de Setembro foi escolhida como o dia do Médico Veterinário.

 

 

Vocês já conheciam nossa história, Vets? Ela está profundamente ligada com o nosso desenvolvimento como sociedade, muito bacana, né? Que tal darmos continuidade a isso nos capacitando cada vez mais e cuidando daqueles com quem nos importamos, sejam pessoas ou animais? Contem conosco e com nossos alunos para isso!!

Então é isso, compartilhem esse artigo com seus amigos e colegas, comentem e deixem sugestões do que vocês gostariam que abordássemos ;). 

  

Surgery4Vets 

“Você no Centro” 

  

Referências

http://portal.cfmv.gov.br/pagina/index/id/40/secao/1. Consultado em 23 de Outubro de 2019.

– BRIGHT, R.M. History of Veterinary Surgery. In: TOBIAS, K.M & JOHNSTON, S.A. Veterinary Surgery: Small Animal, 1 ed, Saunders: Elsevier, p. XXIII – XXV, 2012

– WHITNEY, L.F. & WHITNEY, G. Animal doctor: the history and practice of veterinary medicine, Nova Iorque, David McKay Co, Inc, 1973.

 

 

Livros recomendados

Atlas de Anatomia do Cão

Atlas de Anatomia do Gato

Semiologia Veterinária (Feitosa)

Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária (Spinosa)

Cirurgia de Pequenos Animais (Fossum)

Veterinary Surgery: Small Animals (Johnston & Tobias)

Tratado de Ortopedia (Minto e Luis Gustavo)

Medicina Interna de Pequenos Animais (Nelson & Couto)

Veterinary Internal Medicine (Ettinger)

Casos de Rotina (Crivellenti)

Curso de Cirurgia para Veterinários

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Entre para nossa lista vip e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Whatsapp 11 96433-8558    Email contato@surgery4vets.com.br    Localização Rua Frei Gaspar, 687 - Mooca - São Paulo - SP
Whatsapp 11 96433-8558

Email contato@surgery4vets.com.br

Localização Rua Frei Gaspar, 687 - Mooca - São Paulo - SP